Seguidores

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

forrando estofados


Patchwork / Patchwork
Pufe de patchwork
Criação e execução: Sergio e Pedro, da Tapeçaria Art Vida l Fotos: Alexandre Andrade l Produção: Vera Lucia Ayres e Marcela Kalckmann
Pequenos retalhos de tecido e um pouco de paciência podem fazer milagres. O patchwork está em alta e pelo visto veio para ficar. A técnica ganhou tanto destaque que invadiu até mesmo o mundo da decoração

 
Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:
• 45 pedaços de tecidos variados no formato 20 x 20 cm
• Espumas com 4 cm de espessura
• Manta acrílica
• Grampeador manual
• Máquina de costura
• Martelo
• Prego

Modo de fazer:Faça um quadrado com espumas de 4 cm de espessura e, em seguida, cubra-o com manta acrílica (o quadrado formado deve ter cerca de 50 cm de altura). Para unir a manta ao pufe, costure-a com “costura grossa”. Complemente a aplicação, grampeando, com o grampeador manual, a manta na parte de baixo do pufe.
Corte, no sentido da diagonal, cada quadrado de tecido ao meio, formando, assim, um triângulo. O interessante é que, para cada lado do pufe, cada triângulo de tecido tenha uma cor diferente (caracterizando o patchwork).
Costure à máquina 9 pedaços de tecido para formar um lado do pufe. Posteriormente, faça o mesmo procedimento 4 vezes, totalizando 5 lados. Ainda à máquina, costure todos os lados, unificando uma peça (como uma capa para envolver a espuma com manta acrílica).
Encaixe a capa formada no pufe, tendo sempre o cuidado de esticar bem o tecido para que não fique enrugado. Com o auxílio do grampeador manual, grampeie a “capinha” debaixo do pufe.
Para finalizar, com prego e martelo, insira pezinhos de plástico em cada ponta inferior do pufe.

Onde encontrar:Sergio e Pedro da Tapeçaria Art Vida – Tels.: (11) 2905-2534, 9145-4645